Manual de Ingresso e Permanência

REALIZAÇÃO DO MIP

GESTÃO

Cláudio Cardona, Presidente
Maria Eduarda Ribeiro, Secretária-Geral
Rebecca Rossato, Tesoureira
André Brito, Diretor Científico
Maria Mariana Moura, Diretora Científica
Caio Brilhante, Diretor de Eventos
Catherine Rezende, Diretora de Eventos
Caio Escobar, Diretor de Comunicação
Luiz Didonet, Diretor de Comunicação
Laura Viana, Diretora de Licenciatura
Thais Souza, Diretora de Licenciatura


CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO

O Manual de Ingresso e Permanência foi lançado em 10 de maio de 2020, após três meses de trabalho e reuniões públicas. O projeto foi coordenado pela Diretora de Licenciatura, Laura Viana, e o projeto gráfico e adaptação ao site foram realizados pelo Presidente Cláudio Cardona, que foi responsável pelos estudos pós-graduados.
O projeto contou com a participação de alunos que prestaram informações e sugeriram conteúdos, alguns deles, referenciados dentre os colaboradores, haja vista uma colaboração mais direta.

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO MIP

Laura Viana
André Brito
Leandro Nogueira
Jefferson Nicolau

Cláudio Cardona
João Villaça
Isadora Michelin
Thais Sousa


EQUIPE DE ATUALIZAÇÃO


COLABORADORES

Gabriellen Carmo
Fabiana Papacena
Rebecca Rossato

Elaine Linhares
Vitor Andrade André
Filipe Vigo



SOBRE O MANUAL

O Manual de Ingresso e Permanência era uma demanda antiga dos alunos internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Em 2001, primeiro ano do NELB, foi feito um Guia de Informação ao Estudante. Desde então, o núcleo lançou mão de alguns instrumentos informativos, como o descontinuado blog do NELB do final dos anos 2000 e o Perguntas Frequentes do Site do NELB de 2018. Tivemos outras propostas como manuais direcionados a ciclos específicos e que tratavam genericamente da forma de acesso e de órgãos da FDUL. Desde o primeiro Guia, esse tipo de material foi se tornando cada vez mais enxuto.

A proposta que apresentamos agora é um Manual completo, que pretende abordar desde o básico para quem começou a pesquisar na intenção de estudar em Lisboa, até questões mais direcionadas, como a forma de avaliação em todos os ciclos de estudo, passando por locais de estudo e alimentação.

O MIP é disponibilizado no site do NELB de forma interativa, o que permite a você direcionar O mip é disponibilizado no site do NELB de forma interativa, o que permite a você direcionar suas dúvidas conforme seu interesse e necessidade. Isso possibilita a atualização do material de acordo com a procura e dúvidas que surjam ao longo do ano.

Vamos começar? Antes de mais nada, você pode começar sua busca escolhendo o ciclo de estudo que tenha interesse ou pode buscar por uma assunto específico no quadro abaixo.


CURSO PRETENDIDO

DESCOBERTAS E ASSUNTOS GERAIS