MIP | Primeiros Passos

O primeiríssimo passo é, de certo, procurar informação e é isso que você encontra neste manual. Mas, do ponto de vista prático, o que eu preciso fazer? É algo que sempre nos perguntamos, ainda mais quando estamos para ir a um outro país e por um período longo de tempo.

Primeiros Passos do Outro Lado do Oceano é uma palestra que o NELB sempre apresenta na recepção dos três ciclos de ensino da FDUL (se você ainda não sabe, há alguns anos adotamos a tradição de um momento de acolhimento dos alunos brasileiros). A ideia aqui foi adiantar esse conteúdo e torná-lo disponível a todos.

Neste ponto, seguimos por dois caminhos diferente, afinal, podemos falar dos primeiros passos depois que você está em Lisboa ou dos primeiros passos ainda no começo da pesquisa para decidir se vem ou não.

Se você está nesta última categoria, sugerimos que circule pelo nosso manual, pois precisará de informações sobre as candidaturas do ciclo de ensino que você deseja cursar (para acesso rápido às candidaturas de cada ciclo, clique em Licenciatura, Erasmus, Mestrado Prático, Mestrado Científico, Doutoramento ou Pós-Doutoramento), informações sobre a Faculdade de Direito, sobre a Universidade de Lisboa, sobre a cidade de Lisboa, mas também precisará conhecer os primeiros passos de quem já está em Lisboa, ao que sugerimos que continue conosco neste ponto.

Burocracia

Sim, burocracia é um primeiro passo importante e não deixar para depois o que se pode fazer antes e evitar alguma dor de cabeça. O NELB preparou um tópico apenas para o SEF, a burocracia e outras delicadezas.

Serviços de telefonia

Em Portugal, as principais operadoras de telecomunicações são essencialmente quatro: MEO, NOS, NOWO e Vodafone. Elas concorrem entre si na oferta de serviços de televisão, Internet, telefone fixo e telemóvel, disponibilizando uma série de pacotes que agregam todos estes serviços. Os dois principais critérios para se escolher o pacote certo residem simplesmente na quantidade de serviços que se necessita e na utilização (com mais ou menos intensidade) que se faz deles.

Em primeiro lugar, existem os pacotes 3P (triple-play), que englobam, como a própria designação indica, três serviços: televisão, telefone fixo e Internet fixa. São normalmente os mais acessíveis do mercado.

Para quem também precisa do serviço de telemóvel, o ideal é optar por um 4P (quadruple play).

Se, todavia, forem necessários todos os serviços de telecomunicações existentes no mercado – televisão, telefone fixo, Internet fixa, telemóvel e Internet móvel -, então a solução está nos pacotes 5P (quintuple play). Estes últimos geralmente também englobam mais capacidade de Internet móvel.

Importante a informação para estudantes (em especial aos sub 23), dado que as companhias oferecem planos com descontos e outros benefícios além do baixo custo para dados de internet, como entradas duplicadas ou mais baratas em cinemas da cidade.

Abertura de uma conta bancária em Portugal

Abrir uma conta bancária num banco português é algo considerado essencial para uma estadia próspera e saudável, uma vez que para muitos procedimentos é preciso apresentar uma ‘conta corrente’, além de que vários estabelecimentos comerciais não aceitam a utilização de cartões, sendo, desse modo, um costume contrário ao vivenciado em território brasileiro.

Há inúmeros bancos em Portugal e destacamos alguns para vocês no tópico Burocracia, SEF e Outras Delicadezas.

Vale destacar que os estudantes da UL têm seu cartão de estudante emitido pela CGD, mas que a vinculação a uma conta bancária é uma opção do aluno (ainda que seja sem custo para alunos sub 23). Ademais, há bancos que oferecem cestas de serviços gratuitas e que têm tido um excelente feedback por parte dos alunos estrangeiros. Recomendamos a leitura do tópico.

Como fazer transferências entre bancos de Portugal

Além da disponibilidade dos bancos acima referidos fazerem transferências entre contas de depósito à ordem, podemos citar o aplicativo ‘MB Way’, o qual, além de outras funções como pagamentos e saques de dinheiro sem a necessidade de cartão, fornece a possibilidade de transferência apenas utilizando o número do telefone móvel. Trata-se de um meio cada vez mais comum, usado em lojas pela cidade e também entre alunos para pequenas transferências no dia a dia.

Como fazer compras sem utilizar dinheiro ou cartão?

Atente-se, antes de mais nada, que muitos locais na cidade ainda mantém o costume de receber em espécie e não aceitam cartão caso o valor da compra seja inferior a determinado valor. Por outro lado, há um vertiginoso crescimento por meios alternativos de pagamento, sem o uso de dinheiro em espécie ou cartão.

Além do citado MB Way, pode-se realizar pagamentos via Apple Pay (para clientes dos bancos Monese, N26 e Revolut).

Validação do cartão na biblioteca

Esse é um tópico que você encontrará mais detalhes nas informações relativas à Biblioteca da FDUL. Importa dizer àqueles que para aluno ter acesso à biblioteca é necessário que ele possua o cartão de estudante (Caixa IU) que é emitido para os estudantes de todas as Faculdades da Universidade de Lisboa e ele deverá ser validado na Biblioteca da FDUL para ter livre acesso (isso se repetirá em todas as bibliotecas da UL). Ademais, é possível aceder à biblioteca se você for visitante e estas informações estão todas disponíveis no tópico deste manual referente à Biblioteca da FDUL)

Temos ainda um tópico neste manual que trata de outras bibliotecas muito boas de Lisboa e de locais para estudar na cidade (clique aqui)