Apresentação do NELB

O NELB – Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é uma entidade estudantil criada para representar os alunos brasileiros matriculados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com autonomia administrativa e financeira.

Desde de 2001, o NELB atua na FDUL para representar os alunos, promover eventos científicos e culturais, publicar a revista jurídica Jus Scriptum, entre diversas outras atividades. Fazemos o que fazemos pelos alunos, professores e investigadores da FDUL. Quem faz o NELB são os alunos brasileiros da FDUL. Esse é o nosso espaço e também nossa contribuição para toda a comunicade académica e toda a Escola.

Preparamos um material de apoio para veteranos e calouros da FDUL, mas, se você é aluno, professor, pesquisador ou curioso de outra instituição, fique muito à vontade para aproveitar todo o conteúdo disponível em nosso site e também para nos contactar para alguma parceiria.


São finalidades do NELB:

  • Promover a união e a defesa dos direitos e interesses dos estudantes brasileiros da FDUL;
  • Apoiar ou executar iniciativas de interesses dos estudantes brasileiros da FDUL;
  • Colaborar para a melhoria dos serviços da FDUL, inclusive com a ajuda no acolhimento dos novos alunos brasileiros, promovendo uma semana de acolhimento, visitas de orientação pelos espaços físicos da faculdade, bem como auxiliar nas questões institucionais internas da faculdade e nas questões burocráticas relacionadas à regularização dos alunos brasileiros perante os diversos órgãos da Administração Pública portuguesa.
  • Incentivar a cultura jurídica, bem como o aprimoramento profissional e intelectual dos associados, promovendo seminários, colóquios, workshops, cursos, conferências e programas afins, podendo sua execução ocorrer nas vias presencial e à distância.
  • Informar aos associados sobre eventos que possam ser de interesse da comunidade estudantil brasileira através dos meios oficiais de comunicação do NELB e, quando necessário, de outros meios de comunicação. Administrar, manter e atualizar as páginas oficiais do NELB nas redes sociais, com a finalidade de utilizá-las como meios oficiais de comunicação.
  • Organizar o lançamento da Revista Jurídica do NELB, com periodicidade anual, no mínimo, dando visibilidade à produção científica dos brasileiros.

Veja as últimas publicações do NELB: