A inquietação de não saber e perguntar em busca de respostas que motiva o fazer científico, justificam o método e explicam esse tópico. Esse tópico reune um conjunto de informações relevantes e links para outros tópicos importantes para a pesquisa e investigação.
Há instrumentos colaborativos em que alunos podem compartilhar seus materiais. Ademais, há uma série de bases de dados e sites que dão acesso a uma gama de materiais de pesquisa. Separamos esses materiais.
A Biblioteca da FDUL merece um tópico próprio, haja vista ser o principal centro de investigação dos alunos de todos os ciclos de estudo da FDUL.
No âmbito da investigação, o NELB traz a sua Revista Jurídica, que remonta à primeira década deste século e, desde sempre, tem sido um instrumento de divulgação científica aos alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Ademais, no âmbito da produção científica, o NELB também procura promover, em parceria com professores doutores, grupos de investigação, que incentivem a investigação e introduzam instrumentos de pesquisa quali e quanti. Os textos debatidos internamente nos grupos são disponibilizados em uma pasta do NELB, acessível aos demais alunos.
Para além disso, os eventos científicos promovidos pelo NELB, todos com inscrição gratuita, são um ambiente de pluralidade de pensamento e de discussão técnica e profunda de assuntos da maior relevância. Você pode conferir os eventos futuros do NELB e se inscrever clicando aqui. Para além disso, a maior parte dos eventos são filmados ou transmitidos via streaming e você pode ter acesso a todos este material, bem como ao material de estudo indicado pelos professores (clique aqui).
Onde estudar fora da FDUL
Além da tradicional biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa, a sala de estudos e os bares da faculdade, é possível listar uma série de lugares que podem favorecer os vossos estudos.
- Biblioteca da Faculdade de Letras
Em primeiro lugar, e em frente a nossa faculdade, temos a Biblioteca de Letras. É ampla, com bastante lugares e com computadores disponíveis para pesquisas. Para entrar, é preciso direcionar-se à recepção da biblioteca com um cartão de identificação, o qual será trocado por um cartão de acesso à biblioteca. A única desvantagem diz respeito a espera caso esteja cheia. Isto porque é dada prioridade aos alunos da faculdade de Letras, dado que existe um número contado de cartões para alunos de fora.
- Caleidoscópio
O caleidoscópio é um espaço localizado no Jardim do Campo Grande, em cima do Mc Donalds. É um espaço amplo, com impressoras e é preciso apresentar o cartão da universidade de Lisboa para à entrada (cartão branco com o Fernando Pessoa no fundo em preto).
- Biblioteca Municipal Palácio Galveias
A Biblioteca situa-se dentro do Palácio das Galveias, um lindo lugar para estudo. A construção é referente a uma casa nobre portuguesa seiscentistas. Localiza-se no Campo Pequeno, está aberta das 10 às 19h de segunda à sábado. É uma ótima opção para abstrair da rotina da sala de estudos.
- Biblioteca Nacional
Essa biblioteca situa-se no Campo Grande e é preciso pagar uma taxa contínua para o acesso, empréstimo, reprodução e leitura dos livros através da obtenção do Cartão do Leitor, para maiores de 18 anos. No link é possível aceder à tabela de preços e serviços da BNP.
- Biblioteca da Procuradoria Geral da República
Para aceder, é preciso levar o passaporte para a realização do Cadastro. É voltada para pesquisas de natureza jurídica incluindo monografias, períodicos jurídicos tanto nacional, como do estrangeiro. Pode-se acessar a bibliografia presencialmente ou via internet. À biblioteca dispõe de uma sala de leitura, que não é muito grande. Possui capacidade para apenas 16 leitores em simultâneo, mas apresenta também computadores que integram a bibliografia da biblioteca. Localiza-se em Lisboa, perto da estação do Rato do metro. Para mais informações, clique aqui.
- Sala de Estudos da Faculdade Nova de Lisboa no campus Carcavelos
Este Campus foi inaugurado recentemente em Carcavelos, sítio de praia de fácil acesso. Para chegar até lá, basta pegar o comboio no cais do sodré, linha 1 sentido Cascais e parar na estação de Carcavelos. São 26 minutos entre a estação do Cais do Sodré e de Carcavelos. O campus situa-se a 2 km de distância da estação de comboio. É um lugar amplo, com livros nas estantes disponíveis para consulta. No entanto, a maioria dos livros são de economia, business e variantes dessas disciplinas, dado que o Campus de Carcavelos da Nova é somente para economics and Business. No entanto, é um lugar moderno, despojado, perto da praia e com um refeitório no andar térreo com opções diversificadas para a alimentação. Vale a pena a visita.
- Pastelarias
É comum em Lisboa os jovens se reunirem em cafés para estudarem juntos ou até mesmo sozinhos. Padarias como, Sacolinha, padaria portuguesa, starbucks, são ambientes já preparados para receber os alunos.