
Sair de casa e se aventurar em outro continente não é fácil. Se você está aqui, é sinal de que tem interesse em fazer parte da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma das melhores Faculdades de Direito do país. Atualmente, a FDUL possui não só alunos de todas as partes de Portugal, mas também de várias partes do Brasil, dos continentes africano e europeu, além de asiáticos e outros países americanos. A parcela dos alunos brasileiros, que crescem a cada ano, não só ingressam visando o Intercâmbio, Erasmus, mas também mestrado, doutorado, pós-graduação e realizar a graduação inteira.
No que toca a graduação, aqui diz-se apenas licenciatura, é tida como o primeiro de três ciclos de estudo da FDUL. Aqui, vamos elucidar como funciona. Neste tópico, além de uma explicação preliminar da licenciatura, temos links para você entender melhor como funcionam o ingresso na licenciatura, a avaliação durante o curso e o pagamento da faculdade.
Em primeiro lugar, é preciso saber que no 1° ano do curso, temos quatro turmas: A, B, C e pós- laboral, turma da noite. Nos anos seguintes, as turmas vão diminuindo devido às desistências e impossibilidades de dar continuidade ao curso. Durante o 1° e 4° anos, as aulas são das 9 horas às 13 horas. Já no 2° e 3° anos, as aulas são das 14 horas às 18 horas. A turma do pós laboral sempre tem aula das 18:30 às 22:20. As aulas são de 50 minutos, com intervalos de dez minutos entre elas.
As turmas são compostas por uma média de 100 alunos e são divididas dentro delas em subturmas, menores, com até 30 alunos. Essa divisão em turmas e subturmas faz sentido por conta dos tipos de aula que a FDUL tem na licenciatura.
As aulas da licenciatura são divididas dois tipos: as aulas teóricas e as aulas práticas.
As aulas teóricas são expositivas, sem grandes possibilidades de intervenções por parte dos alunos e são, em regra, lecionadas pelo regente da cadeira, um professor doutor da casa. As aulas teóricas são assistidas pelas turmas, ou seja, são aulas com uma média de 100 alunos.
As aulas práticas, são lecionadas por professores assistentes ou convidados e possuem um viés mais prático que as teóricas. Nestas aulas, alunos debaterão temas e casos propostos, além de resolver esses casos, que também podem ser postos como atividades para casa e cuja resolução será discutida na aula seguinte. As aulas práticas são assistidas pelas subturmas, menores e, portanto, mais adequadas a um processo dialético de ensino e aprendizagem. Nestas aulas, os alunos que optaram por ser avaliados pelo Método A serão observados pelos professores e a presença e aula e participação fará parte de sua avaliação (recomendamos que leia o tópico referente à avaliação na licenciatura).
De acordo com o regulamento da Licenciatura, de 28 de junho de 2017, a composição das turmas e subturmas é feita pela Divisão Académica, de acordo com os critério fixados, após consulta ao Conselho Pedagógico, pelo Diretor. Nas 3 primeiras semanas de cada semestre letivo, o aluno pode, mediante requerimento feito à Divisão Académica, requerer a transferência de turma ou de subturma (no entanto, apenas pode-se realizar mediante permutas entre alunos ou por iniciativa de equipas docentes ou em casos autorizados pelo Diretor). Em caso de incompatibilidade do horário académico, serão admitidas alterações de turno dos alunos do curso noturno para unidades curriculares no horário diurno, bem como alterações de turno do curso diurno para unidades curriculares no horário noturno. A alteração de inscrição em unidades curriculares, turmas e subturmas é efetuada na plataforma informática.
