Programa de Apadrinhamento

O Programa de Apadrinhamento tem por objetivo dar suporte a alunos que vêm para Lisboa para cursar o 2° (Mestrado Científico ou Prático) ou 3° (Doutoramento) ciclos da FDUL.

Por meio deste programa, os alunos dos anos anteriores poderão contribuir com a integração dos novos alunos, além de os ajudar e dar apoio neste primeiro ano de curso. Para além de tudo, trata-se de uma boa forma de fazer bons amigos e criar pontes.

O projeto é coordenado por Filipe Vigo, mestrando da FDUL e assessor científico do NELB.

Seja padrinho ou madrinha

Apesar de não ter regras definidas, o Programa de Apadrinhamento exige do aluno que apadrinha um sentido de entrega à causa, devendo aplicar para o programa apenas se tiver de fato disponibilidade e boa vontade para ajudar, apoiar e orientar o aluno recém-chegado.

Há diversas formas de apoiar, desde a forma presencial, até à forma à distância, para aqueles que já deixaram Lisboa, mas têm muito a contar da cidade, da faculdade e das burocracias, claro. Também poderá ser por área de conhecimento, por interesses comuns etc.

Ademais, um aluno poderá apadrinhar mais de um aluno e isso é estimulado por nós.

Seja afilhado ou afilhada

Para quem está chegando, os desafios são muitos. Para além do apoio direto do NELB e da ajuda dos diversos colegas nos grupos que dispomos, também se apresenta a partir do ano de 2020/2021 a possibilidade de os alunos contarem com o suporte de um padrinho.

Trata-se de alguém para trocar uma ideia e poder tirar dúvidas; alguém para dar suporte, ainda que à distância, nesse primeiro ano de curso e os desafios que dele decorrem.

Após as inscrições um padrinho lhe será designado para que você possa viver a sua melhor experiência durante essa nova etapa! O programa, claro, depende da disponibilidade de padrinhos no momento da inscrição.

Tenha atenção para ir até o final do formulário e confirmar a submissão.