MIP | Conheça Lisboa

Imagem: https://www.collegiate-ac.pt/noticias-para-estudantes/paisagens-lisboa/

A capital portuguesa é sem dúvida um local poético. Banhada pelo rio Tejo, é considerada uma das cidades mais ensolaradas da Europa, o que tornam as tardes e passeios ainda mais agradáveis. 

Para quem gosta de programas ao ar livre, os miradouros são ótimos locais para contemplar a vista da cidade, do rio Tejo, ou mesmo dos antigos edifícios ou casas revestidas por um dos principais símbolos da arquitetura portuguesa: o azulejo. 

Aqui vai uma dica de alguns dos miradouros que não podem faltar na sua lista: Miradouro da Senhora do Monte, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro da Graça, Miradouro de Santa Catarina, Miradouro do Elevador de Santa Justa, Miradouro do Castelo de São Jorge e Miradouro São Pedro de Alcântara. 

Há também diversos monumentos a serem descobertos pelo caminhar à cidade como o Castelo de São Jorge, Catedral da Sé de Lisboa, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Panteão Nacional, Praça do Terreiro do Paço e a Baixa Pombalina.

Por sua vez, para quem prefere passeios fechados e apreciam a arte e a história podem desfrutar-se do Museu de Arte Nacional Contemporânea, Museu do Aljube, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional do Azulejo, Museu da Arte e Arquitetura de Lisboa, Museu do Fado, entre tantos outros.  

Sem dúvida, o deslocamento a qualquer ponto da cidade é facilitado pelo uso das linhas do metro que se dividem em: linha amarela, azul, vermelha e verde, para além das diversas rotas de autocarros e comboios existentes em Lisboa.

Além de pagar o valor da unidade (€1,50), é viável que se faça um cartão navegante para o uso frequente do transporte público na região de Lisboa mediante o carregamento de um valor fixo mensal. Para maiores informações consulte o site do Metropolitano de Lisboa ou o MIP.

Existem também trotinetes (patinetes) e bicicletas elétricas de várias empresas privadas, como a Bolt e Uber, espalhadas pela cidade, as quais podem ser usufruídas através do cadastro na aplicação com pagamento pelo cartão de crédito ou débito ao custo de cêntimos por minuto. Para solução de baixo custo e uso habitual existem disponíveis bicicletas elétricas “Gira Lisboa” da Emel com possibilidades de planos anuais e mensais (https://www.gira-bicicletasdelisboa.pt/). 

Para conhecer um pouco do que te espera em Lisboa, confira este vídeo disponível na plataforma “Youtube”, publicado pelo canal BEAUTIFUL LOCATIONS.