MIP | Biblioteca da FDUL

A Biblioteca da FDUL tem a função de fornecer docentes, estudantes, funcionários e outros interessados devidamente autorizados, a informação e documentação necessárias ao
ensino e à investigação das ciências jurídicas.

A história da biblioteca remonta à criação da Faculdade de Direito pela Lei l de 30 de junho de 1913, tendo início suas atividades em janeiro do ano seguinte. Atualmente, conta com aproximadamente 200 mil exemplares.

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira | 09h00 – 22h00
Sábados | 09h00 – 17h00
Férias escolares | 09h00 – 19h30

A Biblioteca encerra ao domingo, feriados nacionais e dia 24 de dezembro.

Endereço e Contato

Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-014, Lisboa, Portugal

00 351 217 984 680 | atendimento@fd.ulisboa.pt


É imporante notar que a Biblioteca da FDUL possue um site bastante completo e que convém acessar (clique aqui).

A biblioteca é dividida em dois pisos, sendo que os periódicos se encontram no piso superior e as monografias e as teses se encontram no piso inferior. Essa estrutura pode ser observada pelos mapas da biblioteca e qualquer dúvida pode se sanada diretamente com os funcionários e colaboradores da biblioteca.


Validação do cartão na biblioteca

Para que o aluno possa ter acesso à biblioteca é necessário que ele possua o cartão de estudante (Caixa IU), que é emitido para os estudantes de todas as Faculdades da Universidade de Lisboa.

O cartão, independente da vinculação bancária, deverá ser solicitado na agência da Caixa Geral de Depósitos que fica na reitoria da Universidade (nesta oportunidade, será necessário o passaporte, contribuinte português – NIF, comprovante de vínculo com a faculdade e o comprovante de morada do solicitante).

Se é aluno de um Instituto da FDUL, que tem natureza privada e, portanto, não possui vínculo formal com a ULisboa, deve-se dirigir à Tesouraria da Faculdade de Direito e adquirir o acesso e um cartão com validade anual.

 É permitida a entrada de qualquer pessoa de fora da universidade por até 5 vezes, mediante cadastro de um cartão de visitante feito na própria biblioteca. Após as 5 visitas à Biblioteca, o visitante passa a ser considerado utilizador habitual e tem de adquirir cartão e acesso na Tesouraria, mediante o pagamento de um montante fixado anualmente pela Direção da Faculdade de Direito, permitindo o acesso ilimitado, com validade anual ou mensal.

Com o cartão de estudante, o aluno da UL poderá solicitar sua validação na Biblioteca, no Balcão de Atendimento da Biblioteca, localizado na entrada da biblioteca. A validação é feita de imediato pelo atendente.

A partir da validação, o cartão permitirá a entrada e saída da biblioteca através da tecnologia contactless, que será acionada a partir da aproximação do cartão com o ponto indicado nas duas catracas de entrada e de saída.