O assédio moral ou sexual, seja entre docentes e discentes, é uma infeliz realidade presente no percurso académico de muitos estudantes. Todos os dias, estudantes são obrigados a contrabalançar o acesso a um ensino de qualidade com a manutenção da sua própria segurança, saúde mental e dignidade.
Desde 2019, o Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro mantém duas páginas dedicada à escuta dos alunos, sendo uma exclusiva para denúncias de abuso e de xenofobia. Além disso, há o acolhimento das mais diversas demandas dos alunos através dos seus diversos canais de comunicação, seja via e-mail, Instagram ou nos grupos de WhatsApp administrados pelo Núcleo.
Nesse sentido, e como não poderia ser diferente, no dia 06 de abril de 2022, o NELB decidiu vincular-se formalmente ao Movimento Contra o Assédio no Meio Acadêmico de Lisboa.
Desse modo, damos a conhecer o Movimento e suas reivindicações, e para tal basta clicar aqui.
Para além disso, informamos que está disponível o formulário de Denúncias de Casos de Assédio na Universidade de Lisboa, para que seja possível recolher testemunhos enviados anonimamente de modo a, depois do tratamento dos dados, denunciar e tentar reverter essa infeliz realidade a qual muitas pessoas estão sujeitas.