Mestrados e Doutoramento: candidaturas abertas

Está aberta a candidatura para os cursos de Mestrado e Doutoramento da Faculdade de Direito da Faculdade de Lisboa. O ano letivo referente é o de 2020/2021.

O NELB disponibiliza um grupo de Whatsapp para Dúvidas relativamente às candidaturas e demais aspectos da FDUL (clique aqui). Também se encontra disponibilizado o Manual de Ingresso e Permanência.

O processo seletivo traz duas fases autónomas entre si, bastante participar de uma delas. São aprovisionadas 150 vagas para o a primeira fase do Mestrado em Direito e Prática Jurídica e 150 vagas para a segunda fase. Ao Mestrado em Direito e Ciência Jurídica, prevê-se 250 vagas para a primeira fase e 150 vagas para a segunda fase. São 70 vagas para a primeira fase e 45 para a segunda fase no caso do Doutoramento em Direito. Em todos os casos, caso não sejam preenchidas todas as vagas da primeira fase, as vagas serão remanejadas para a segunda vaga.

O período da primeira fase de candidaturas vai de 13 de abril a 1º de junho de 2020, sendo o resultado divulgado até o dia 15 de junho, data que inicia o prazo de matrícula, com término previsto para 30 de junho. A segunda fase de candidaturas vai de 15 de julho a 17 de agosto de 2020, enquanto a matrícula tem lugar de 1º de setembro a 11 de setembro de 2020. Esse cronograma é alterável à necessidade da Divisão Académica.

As candidaturas devem ser apresentadas mediante preenchimento de formulário no Portal Fénix (clique aqui) – caso não tenha conta no Fénix, você pode criar uma através do link (clique aqui) – e os documentos necessários para os candidatos que não se tenham habilitado anteriormente em Portugal são os seguintes:

  • Passaporte (ou Cartão de Cidadão, para Cidadãos Portugueses);
  • Curriculum Vitae;
  • Certidão de conclusão de Licenciatura/ Graduação/ Mestrado;
  • Certidão de disciplinas/histórico escolar de onde constem todas as disciplinas do(s) curso(s), com as respetivas classificações e média final;
  • Certidão ou declaração com média final de curso / coeficiente de rendimento ou acumulado (classificação média final), caso esta indicação não conste já do documento indicado no ponto anterior;
  • Certidão de conclusão de cursos de pós-graduação;
  • Ligação à página eletrónica da editora, do jornal ou da revista onde foram publicados os livros ou os artigos científicos da autoria do candidato, podendo esta informação ser inserida no Curriculum Vitae.
  • Declaração de honra do candidato(a) a atestar que as informações submetidas na candidatura contêm informações verdadeiras e exatas.

Sobre as candidaturas, o despacho de abertura está disponível clicando aqui. Para outras informações, o NELB disponibiliza um manual completo de Ingresso e Permanência, que é acessível clicando aqui. Ademais, há o Grupo de Whatsapp para dúvidas e troca de experiências entre os candidatos (clique aqui).

Caso já tenha feito sua matrícula e deseje acompanhar o processo de candidaturas, ter acesso a listagens e outras informações adicionais, o NELB, após o fim do prazo de candidaturas, terá um post aberto com o acompanhamento de cada fase.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s