LICENCIATURA | Aberta as candidaturas aos Estudantes Internacionais para o ano letivo 2023/2024

Encontra-se aberto o processo de candidatura para a licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O ano letivo referente é o de 2023/2024.

O processo seletivo para estudantes internacionais traz duas fases autônomas entre si, bastando participar de uma delas. São provisionadas 70 vagas para o curso geral e 7 vagas para o curso pós-laboral. Em todos os casos, não sendo preenchidas todas as vagas da primeira fase, elas serão remanejadas para a segunda fase, podendo existir, eventualmente, uma terceira fase em face da permanência da remanescência de vagas.

O período da primeira fase de candidaturas vai de 2 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023, sendo o resultado divulgado até o dia 6 de março. O prazo de matrícula começa no dia 7 de março e finda no dia 21 de março.

A segunda fase de candidaturas vai de 3 de abril a 31 de maio de 2023 e a divulgação dos resultados será feita até o dia 19 de junho, enquanto a matrícula tem lugar de 20 a 30 de junho. Este cronograma é alterável à necessidade da divisão académica.

Uma terceira fase de candidaturas só será aberta se o número de vagas não for preenchido, na segunda fase. As candidaturas dessa fase decorreram de 15 a 30 de julho de 2023, devendo o processo de matrícula estar concluído até 29 de Setembro de 2023.

As candidaturas devem ser apresentadas mediante preenchimento de formulário no Portal Fénix (clique aqui) – caso não tenha conta no Fénix, você pode criar uma através do link (clique aqui) – e os documentos necessários para os candidatos que não se tenham habilitado anteriormente em Portugal são os seguintes:


A – Cópia do Passaporte ou bilhete de Identidade estrangeiro;
B – Declaração sob compromisso de honra de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa e/ou europeia;
C – Diploma/certificado de conclusão do ensino secundário/médio
D – Certificado/Histórico Escolar com todas as disciplinas aprovadas no Ensino Secundário/ Ensino Médio e respetivas classificações
E – Documento comprovativo da aprovação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Este documento apenas deve ser apresentado pelos candidatos oriundos do sistema de ensino brasileiro.
F – Curriculum Vitae

Importante: Os documentos indicados nas alíneas C, D e E devem ser autenticados pelo Consulado Português no país de origem ou pela aposição da Apostila de Haia.

Sobre as candidaturas, e para mais informações, o Despacho oficial pode ser acessado clicando aqui.

Durante o transcurso das candidaturas, o NELB disponibilizará em post próprio o acompanhamento e divulgação das listagens de aprovados, suplentes e quaisquer outras informações relevantes surgidas durante o procedimento.

Confira o Manual de Ingresso e Permanência para mais informações sobre o processo de ingresso e permanência na FDUL, bem como dicas sobre Lisboa e outras documentações.

O NELB disponibiliza, também, um grupo no WhatsApp especialmente criado para novos alunos de Licenciatura, onde estes poderão conhecer outros estudantes internacionais e também tirar dúvidas com alunos brasileiros veteranos membros do Núcleo. Para aceder ao grupo basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s