VI Encontro do Dia Internacional da Mulher |Violências Institucionais e de Gênero

No dia 29 de março, o NELB – Núcleo de Estudantes Luso-Brasileiros – realizará o último Painel do evento “VI Encontro do dia Internacional da Mulher”, via zoom. Este Painel, dedicado às “Violências Institucionais e de Gênero” ocorrerá entre 19h e 22h de Lisboa, 16h e 19h de Brasília.

Nesta VI edição, este já tradicional evento do NELB foi expandido, e contará com 4 Painéis ao longo do mês de março, sendo que este será o último deles, neste evento em homenagem ao mês da Mulher.

Programação do dia 29 de março de 2022:

18:30h (PT)/ 15:30h (BR) – Credenciamento

19:00 (PT)/15:00h (BR) – Violência contra a mulher

Gênero e Violência no Ambiente Universitário

– Oradora: Professora Doutora Regina Leite (UMinho)

Professora Auxiliar no Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Investigadora Integrada no CICS.NOVA.UMinho. Doutorada em Ciências Empresariais e mestre em Gestão de Recursos Humanos pela UMinho e licenciada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP – Universidade de Lisboa

Violência contra as mulheres no processo jurídico

– Oradora: Professora Doutora Luanna Tomáz (IBCCRIM-UFPA)

Pós-doutora em Direito (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, Coordenadora da Clínica de Atenção à Violência , Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia, Coordenadora Estadual do IBCCRIM- Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Criminologia feminista: parâmetros para proteção das mulheres em processos criminais

– Oradora: Professora Doutora Inês Ferreira Leite (FDL/ULISBOA)

Professora Assistente da FDUL, com Doutorado em Ciências Jurídico-Criminais, 2015, Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais, 2006; Membro do Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais, Membro de conselhos editoriais de revistas científicas: Conselho Redatorial da “Anatomia do Crime”, Revista de Ciências Jurídico-Criminais; Investigadora do Centro de Investigação do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CIDPCC-IDPCC-FDUL); Membro do Conselho Superior de Magistratura; Membro da Membro da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), que funciona no âmbito do Conselho da Europa; Membro da Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial (CICDR), que funciona no âmbito da Presidência do Conselho de Ministros.

21:00h (PT)/ 17:00h (BR) – Lançamento do dossiê temático: Revista JusScriptum

Professora Doutora Isabel Graes (Grupo de Pesquisa Gênero e Justiça – perspectivas interdisciplinares)

Dr. Claudio Cardona (Diretor da revista JusScriptum)

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

21:15h (PT)/ 17:15h (BR) –  Desafios das mulheres na academia e no direito

Oradora: Professora Doutora Sandra Guimarães (UFPA)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2000), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1995), graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2017), mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2005) Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, concentração em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professora na Universidade Federal do Pará e na Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA. Coordenadora do Grupo de Investigação Leituras Étnico-Raciais das Dimensões das Violências de Gênero (Nelb-FDUL). Tem experiência na área de Direito e Gênero, com ênfase em Direito de família, Violência de Gênero, Abordagem interseccional, Vitimologia, Direitos Humanos.

Mediadora: Dra. Camila Franco Henriques (Secretária Especial de Administração de Conflitos e Apoio à Diversidade do NELB e Conselheira Científica da revista JusScriptum)

Caso tenha problema ao acessar o formulário de inscrição: Abra-o aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s