VI Encontro do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, o NELB – Núcleo de Estudantes Luso-Brasileiros – realizará o primeiro Painel do evento “VI Encontro do dia Internacional da Mulher”, via zoom. Este Painel, dedicado às Transformações do Século XXI ocorrerá entre 18:30h e 21:30h de Lisboa, 15:30h e 18:30h de Brasília.

Nesta VI edição, este já tradicional evento do NELB foi expandido, e contará com 4 Painéis ao longo do mês de março, sendo que este será apenas o primeiro deles, onde se dará a abertura da programação deste mês da Mulher.

Programação do dia 08 de março de 2022:

18:00h (PT)/ 15:00h (BR) – Credenciamento

18:30h (PT)/ 15:30 (BR) – Mesa de Abertura

Professora Doutora Paula Vaz Freire (Diretora da FDUL)

Sra. Leandra Souza (Presidente do NELB)

Sra. Érica Rodrigues (Presidente do Núcleo He for She da ULISBOA)

Sra. Margarida Pereira (Coordenadora do Departamento pedagógico do Núcleo He for She da ULISBOA)

Dra. Camila Franco Henriques (Diretora da SEACAD – NELB)

PAINEL: TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XXI

19:00 (PT)/16:00h (BR) – Mesa 01: Mulheres na História

História das mulheres nas grandes guerras mundiais

– Oradora: Prof.ª Doutora Mônica Martinez (UNISO)

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (conceito 4+ Capes) da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde conduz pesquisas na Linha Análise de Processos e Produtos Midiáticos e é líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). É professora visitante da École des Hautes Études en Sciences de l´Information et de la Communication (Celsa) da Sorbonne Université (França). Ex-presidente da SBPJor, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (2017-2019), entidade onde é chair do International Relations Commitee. É chair do Global Engagement Committee da IALJS (International Association for Literary Journalism Studies). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto à Universidade do Texas em Austin (EUA). Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, especialização em Psicologia Junguiana pelo Ijep e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. Pesquisa narrativas jornalísticas, em particular as biográficas, e Jornalismo Literário, Cobertura de mulheres jornalistas em conflitos e guerra, Estudos de Gênero e Psicologia Junguiana. Atua como psicanalista junguiana no país e exterior. Pesquisa narrativas biográficas em jornalismo, como Perfis e Biografias. Esses estudos estão relacionados ao contexto dos estudos de gênero e dos sistemas midiáticos no âmbito dos BRICS. Do ponto de vista metodológico, atualmente concentra-se no emprego de Jornada do Herói/Heroína, História de Vida e Análise de Conteúdo. Suas pesquisas contemplam igualmente a interface com outras áreas do saber, como Mitologia, Psicologia, Neurociências, Criatividade e Escrita Criativa.

Mulheres na Filosofia do Direito

– Oradora: Profª. Doutora Loiane Verbicaro (UFPA)

Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA. Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) e Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca – USAL (2014). Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2006), com período de estudo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2011). Realizou estágio de Pós-Doutorado (2021) no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, sob supervisão do Professor José Eduardo Faria. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará – suma cum laude – UFPA (2004). Graduada em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2019). Integrou a Comissão Assessora da Área do Direito (ENADE), no triênio 2018-2020. Diretora Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino Jurídico – ABEDI, no triênio 2018-2020 e biênio 2021-2022. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Foi Coordenadora do Curso de Direito, Professora do Programa de Mestrado e da Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará – CESUPA. É Editora-Chefe da Revista Apoena – Periódico de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Integrante do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF. Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito. Autora do livro “Judicialização da Política, Ativismo e Discricionariedade Judicial”. Tem experiência na área de Direito, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Filosofia Política, Ética, Filosofia do Direito, Direitos Humanos.

20:15h (PT)/ 17:15h (BR) – Mesa 02: Mulheres e Política

Democratização e participação política feminina

– Oradora: Profª. Doutora Juliana Rodrigues Freitas (CESUPA)

Doutora em Direito (2010 – UFPA/ Università di Pisa – Itália/Universidad Diego Portales, Chile). Mestre em Direitos Humanos (2003 – UFPA). Pós-Graduada em Direito do Estado (2006 – Universidade Carlos III de Madri – Espanha). Advogada. Professora da Graduação – Direito Constitucional e Eleitoral – e do Mestrado  – Direito ao Desenvolvimento – no Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA. Presidente da Comissão da Mulher Advogada Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/PA (2018). Conselheira Seccional OAB/PA (2019-2021). Membra Consultora da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política ( OAB- Federal).

Mulheres na Política: desafios atuais

– Oradora: Sra. Tereza Hanemann (Mestre em Linguística e política)

Formada em letras e Mestre em linguística pela Universidade Federal do Pará. Professora universitária por 20 anos na UFPA, Universidade Federal do Para, UEPA, Universidade Estadual do Para e CESUPA. Presidente da Fundação Cultural do Pará (Centur) em 2005. Vereadora de Belém entre 2008 a 2012.

Caso tenha problemas em se inscrever no formulário abaixo, acesse: Formulário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s