Comunicado: Prorrogação de prazos

Caríssimos colegas,

Antes de mais, esperamos que este comunicado encontre vocês e as suas famílias com paz e saúde nestes tempos difíceis e incertos.

O requerimento subscrito por alunos 218 que frequentam os cursos de Mestrado e Doutoramento da FDUL e entregue ao Conselho Científico pelo NELB, no dia 11 de março de 2021, que pedia uma equiparação da concessão de 210 dias para o prazo das dissertações nos termos da concessão do dia 24 de fevereiro para as teses e, concessão de prazo adicional facultativo de 60 dias para a entregas dos relatórios do mestrado científico e doutoramento de 19/20 e 20/21, foi analisado pelo órgão, em 24 de março de 2021. No segmento da reunião do Conselho Científico, o NELB informa que:

Quanto ao pedido de extensão do prazo para o depósito de teses de mestrado, o Conselho Científico deferiu o pedido feito pelos alunos, aplicando o prazo que havia sido concedido aos doutorandos em fase de dissertação (mais 210 dias corridos). Convém esclarecer que a extensão se aplica apenas ao prazo máximo de entrega dos alunos de todos os anos, não afetando os prazos mínimos, que contam 9 meses do termo inicial geral para os mestrados e 33 meses do termo inicial geral dos doutoramentos.

Durante o mês de abril, será discutido com a Divisão Académica a possibilidade de um instrumento para o cálculo individual dos prazos dos alunos. A fim de clarificar um pouco as datas, foi calculado autonomamente os prazos de alguns anos, com a ressalva de que há uma considerável margem de erro a ser considerada pelos colegas:

  • Mestrado Científico 18/19: 25 de julho de 2022*
  • Mestrado 17/18 (e todos os demais que tenham sido beneficiados pela LOE e cujo prazo foi estendido até 30 de julho de 2021): 28 de fevereiro de 2022*

Quanto ao pedido de extensão de prazo para a entrega de relatórios de ambos os ciclos de ensino, o Conselho Científico indeferiu o pedido sob o fundamento da menor complexidade e extensão destes trabalhos e a distância temporal entre o prazo original de entrega e o atual prazo de 12 de maio para os alunos de 19/20.

No segmento dessa decisão, os Conselheiros Discentes do Conselho Pedagógico, do Conselho Académico e do Conselho de Escola protocolaram hoje, dia 30 de março de 2021, um pedido conjunto de reapreciação da matéria no que toca aos relatórios, tendo como base a situação completamente atípica que vivemos. Segue em anexo o requerimento dos Conselheiros Discentes.

Mais informações serão fornecidas quando da nova deliberação do Conselho Científico.

Com os meus melhores cumprimentos e votos de bom Estudo,

André Brito


ATT 07/04 | A FDUL lançou na tarde desta quarta-feira a minuta da deliberação do Conselho Científico da última reunião, de 24 de março, no qual se deferiu o pedido mencionado no comunicado relativamente aos 210 dias para a entrega das dissertações.


Abaixo é possível consultar o novo requerimento enviado ao Conselho Cientifico:

Também, fica disponível o documento acima mencionado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s