Comunicado: Esclarecimentos sobre o Despacho N.º 21/2021

COMUNICADO
da Diretoria Executiva de 18 de março de 2020

Esclarecimentos sobre o Despacho N.º 21/2021

No segmento do Despacho N.º 21/2021, vem o NELB esclarecer alguns pontos:

Em primeiro lugar, relativamente aos exames de recurso da licenciatura, a suspensão letiva na primeira semana do período de recurso serve para garantir que os alunos possam focar nas provas e ter um melhor desempenho. Já na segunda semana, como apenas decorrerão recursos de coincidência, não se justifica uma pausa letiva.

Relativamente a volta às aulas presenciais pós desconfinamento, que ocorrerá a partir de 19 de abril, conforme decretado pelo Governo no dia 11 de março, a FDUL adotou os seguintes regimes:
• As aulas da licenciatura seguirão todas o regime misto de teóricas à distância e práticas presenciais, inclusive o 1º ano, em substituição do modelo usado no 1º semestre do presente ano letivo;
• As aulas do Mestrado em Direito e Prática Jurídica retomam nos mesmos termos do 1º semestre, com aulas mistas ao abrigo do Despacho n.º 103/2020, de 9 de setembro, ou seja, numa semana as aulas serão presenciais e, na outra, à distância;
• Por fim, relativamente às aulas do Mestrado Científico e do Doutoramento em Direito, estas continuarão a ser lecionadas à distância via Zoom.

No segmento desta decisão, o NELB inqueriu a Direção sobre a possibilidade de alunos que não conseguissem retornar a Lisboa – seja por razões sanitárias, seja por razões econômicas, seja ainda outras razões – poderem continuar frequentando as aulas em regime exclusivamente à distância. A Sra. Diretora, Professora Paula Vaz Freire, orientou aos alunos que se encontrem nesta situação enviassem um requerimento à Direção, que irá analisar caso a caso; também garantiu que serão deferidos todos os pedidos que considere procedentes. Assim, recomendamos que os alunos que se encontrem impossibilitados de retornar a Lisboa, mesmo que por razões meramente económicas, se adiantem e requeiram da faculdade uma dispensa o mais rapidamente possível.

Finalmente, as medidas de contingência estabelecidas no Despacho n.º 103/2020, de 9 de setembro, são mantidas na sua totalidade. Desta forma, o funcionamento da biblioteca, da sala de estudo e dos órgãos administrativos da faculdade não se alteram.

O NELB está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam e acompanhará os alunos que tenham dificuldade neste processo.

Lisboa, 18 de março de 2021

André Brito
Presidente do NELB



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s