A continuada situação pandêmica em Portugal em muito afeta a capacidade dos mestrandos da FDUL na produção de seus relatórios e teses: bibliotecas estão fechadas no Brasil e em muitos lugares de Portugal, voos entre os dois países estão severamente limitados e situações do dia-a-dia pandêmico impedem que muitos alunos tenham as condições necessárias para desenvolver sua pesquisa científica com qualidade. Neste contexto, o NELB recebeu mensagens de vários alunos que começaram seus estudos no ano letivo 2019/2020 que pediram auxílio em relação a requerimentos de prorrogação de prazo de depósito dos relatórios e que ainda se encontram sem respostas.
Sendo o NELB uma associação de alunos voluntários, tem alguns limites operacionais. Em todos os casos, a fim de ajudar os alunos, preparamos um formulário para coleta de dados e contactaremos a direção para buscar meios de viabilizar a resolução dos procedimentos em tempo razoável. Para além disso, realizaremos amanhã, 02/03, às 19h (horário de Lisboa), 16h (horário de Brasília) uma sessão de esclarecimento via Zoom (clique aqui) com membros discentes dos órgãos da faculdade e a diretoria do NELB de forma a poder ouvir os alunos, concluir o texto do requerimento, disponibilizado após a reunião para a assinatura de todos os alunos, e discutir as soluções que podem ser propostas à direção.
Desta forma, pedimos que os alunos possivelmente afetados pelo adiamento estejam presentes amanhã e também completem o formulário que será feito para permitir a recolha de dados. Damos especial destaque à necessidade de utilizarem o e-mail institucional como manda o formulário, de forma a comprovar que são efetivamente alunos a fornecer as informações.
Contamos com a participação de todos de forma a que consigamos atingir uma solução que resguarde todos os interesses em causa.