Pelas 10h do dia 07 de novembro, terminou a apuração da votação das eleições da AAFDL [sem resultado oficial divulgado nas redes da AAFDL até o momento desta publicação, ao que já se pede desculpas por qualquer anotação errada dos resultados]:
Mesa da RGA
Lista M | 868
Lista O | 722
Conselho Fiscal
Lista M | 870
Lista O | 729
Direção
Lista M | 894
Lista O | 703
O Presidente do NELB deixa uma mensagem às listas:
“O NELB congratula às listas que se candidataram aos órgãos da AAFDL, tanto a lista M, que assumirá todos os órgãos pelos próximos 12 meses, quanto a Lista O, que fez uma belíssima campanha.
Na pessoa do Ricardo Vicente, Presidente Eleito para a Direção, deixo as felicitações do NELB aos vogais, secretários, tesoureiro e demais colaboradores que se uniram em torno deste projeto. Ao Francisco Sousa e todos da Mesa da RGA do próximo ano, nosso reconhecimento. Ao Tomás Viçoso e todo o Conselho Fiscal, que terá também a contribuição da Lista O, dada a composição pelo sistema proporcional, nossos sinceros desejos de uma boa gestão.
Ao Rodrigo David, primeiro brasileiro a se aventurar na tentativa de uma representação luso-brasileira na Presidência da AAFDL, meus parabéns e obrigado pela coragem e determinação. Ao Diogo Vieira Borges, nosso agradecimento pelo reconhecimento das reivindicações do NELB. Ao Luís Januário, o desejo de uma boa gestão, ainda não como presidente, mas como vice-presidente do Conselho Fiscal.
Menção especial deve ser feita aos brasileiros que participaram das eleições, que o farei na pessoa dos eleitos: para as vogalidades da Direção, Filipe Vigo, Caio Escobar e João Sawaya, e, para a vogalidade do Conselho Fiscal, Thais Sousa. Vocês representam todos os mais de cinco mil alunos desta faculdade, mas através de vocês se vê e se verá espelhada a imagem de mais de mil e duzentos alunos brasileiros associados ao NELB. Isso motivo de orgulho e de responsabilidade.
A todos, sem exceção, isso apenas significa uma única coisa: trabalho, trabalho e trabalho. É isso que se espera de vocês e é por isso que serão cobrados. Sabemos que ninguém se candidata senão para isso, então, esperamos que possam trabalhar para concretizar os programas com responsabilidade e transparência.
Aconselhamos que reavaliem os programas da lista vencida e que busquem nele as melhores ideias para que também possam ser concretizadas, pois são em benefício de toda a comunidade académica.
Lembramos da importância de dar voz a cada um dos alunos, em especial, às minorias representativas e aqueles que mais precisam de atenção. Reforçando que devemos buscar efetividade nesse apoio e que dar voz é também escutar ativamente o outro.
Reiteramos as reivindicações da Carta Aberta do NELB e sabemos que não foi tão bem recebida, mas também que já foi reavaliada pelos membros da lista e sei que será considerada da melhor forma possível, pois ela é a expressão de necessidades imediatas de mais de um quinto da Escola. Faço perceber que isso não encerra as necessidades dos alunos e desta instituição e deixo aqui o pedido para que haja permanente diálogo, com escuta ativa, seja com a atual gestão, seja com as gestões futuras.
Relembro que apoiar os núcleos não é apoiar naquilo que se pensa que é bom e justo apoiar, nem é dar aquilo que se pensa dever dar, mas é apoiar naquilo que os núcleos entendem precisar de apoio e entregar aquilo que os núcleos entendem que necessitam, pois só assim se valoriza a autodeterminação destes grupos.
Por fim, com o desejo de uma boa gestão, o NELB se coloca à disposição para contribuir da melhor forma possível, como já vem fazendo há anos, e como espera poder fazer através dos anos.
Melhores cumprimentos a todos
Cláudio Cardona
Presidente
Para quem quer entender melhor a eleição e saber das propostas, do que foi discutido, das reivindicações do NELB, alguns links importantes:
Carta do NELB e respostas das listas