Caros colegas,
Espero que vocês e as vossas famílias se encontrem bem e com saúde.
Viemos informar e dar conhecimento que o valor das propinas de Licenciatura para alunos internacionais foi finalmente atualizado e pode ser encontrado no link abaixo, na aba Estudantes Internacionais.
https://www.fd.ulisboa.pt/cursos/licenciatura/propinas-e-taxas/
O valor será efetivamente aplicado a partir do próximo ano acadêmico, qual seja 2025/26.
Com isso espera-se que os estudantes internacionais de Licenciatura, incluindo os brasileiros tenham mais condições de avançar em seus percursos acadêmicos e a manutenção dos estudos superiores se torne menos árdua.
O NELB agradece mais uma vez a todos os envolvidos no processo:
Dirigentes e ex-dirigentes do NELB, notadamente,
Na Diretoria Executiva os Presidentes: Dr. Felipe Sarinho, Dr. Henrique Bonatti, Dr.ª Maria Mariana Moura, Dr. Cláudio Cardona (também como Conselheiro da FDUL), Dr. André Brito (também como Conselheiro da FDUL e Senador da Ulisboa), Sr.ª Leandra de Souza. O vice-Presidente Dr. Heitor Cavalcante; os Secretários-Executivos; Dr.ª Maria Eduarda Ribeiro. Os Tesoureiros: Dr.ª Rebecca Rossato; Dr. Rodrigo David; Dr.ª Patrícia Almeida(também como Conselheira da FDUL); Sra. Eduarda Cristina Oliveira. (por ordem de mandato)
Os Diretores e Secretários especiais: Dr.ª Bruna Lebre; Dr.ª Camila Henriques; Dr.ª Laura Viana; Dr.ª Mileny Silva; Dr.ª Mylla Purcinelli; Dr.ª Roberta Viana; Dr.ª Thais Sousa. (em ordem alfabética)
Conselheiros da Ulisboa, Conselheiros Académicos, de Escola e Pedagógicos da FDUL, por seu trabalho incansável nos últimos anos:
Dr. Helder Semedo (Conselheiro da Ulisboa).
Dr.ª Beatriz Rodrigues, Dr.ª Helena Semedo, Dr.ª Maria Luísa Bruges, Dr. Pedro Farmhouse, Dr. Tiago Mousinho. (em ordem alfabética)
Mais recentemente:
Os Conselheiros Académicos e de Escola que apoiaram o NELB no ano de 2024, quando houve a aprovação da medida: Sr.ª Aline Pinheiro, Sr. David Balseiro, Sr. Edson Mendes, Sr. Mauro Marques, Sr. Mussa Só, Sr. Pedro Carneiro, Sr.ª Raquel Oliveira. (em ordem alfabética)
Os Conselheiros Pedagógicos que apoiaram diretamente o NELB no ano de 2024: Dr.ª Clarisse Medeiros; Dr. Gregory Braun, Dr.ª Letícia Franchin, Dr. Márcio Roberto Carvalho, Dr.ª Suzana Mendonça. (em ordem alfabética)
Os funcionários administrativos e acadêmicos por seu apoio técnico e pela colaboração assídua em todo processo de efetivação da medida.
O NELB agradece Excelentíssimo Diretor, Sr. Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto por ter dado abertura para tratarmos do tema e pela sensibilidade com que conduziu os trabalhos. Agradecemo-lo e parabenizamos-lho de forma entusiasta pela liderança consciente, responsabilidade social e senso de comunidade académica. A atuação do Sr. Diretor revoluciona a integração dos alunos internacionais na nossa instituição e o próprio sentido de pertencimento dos estudantes.
O NELB agradece a toda comunidade académica internacional da FDUL que colaborou ativamente compartilhando seus desafios, suas dificuldades e enfrentamento, através de depoimentos pessoais, aos dirigentes do NELB e aos Conselheiros, de forma que pudessem chegar a esse momento de diálogo e discussão de melhorias com a escola.
O NELB agradece aos nossos colegas brasileiros que dividiram suas arduidades com ainda mais confiança, na esperança de ter amenizadas as dificuldades próprias dos nossos nacionais. Vocês integram o NELB e o NELB só existe por vocês e para vocês!
O NELB segue trabalhando de forma incansável para que as propinas para os alunos de Licenciatura brasileiros, sejam equiparadas ao valor dos nacionais portugueses! Essa sempre foi a nossa meta enquanto entidade representativa dos estudantes brasileiros! Hoje comemoramos com regozijo uma vitória, mas prosseguimos com a batalha!
Joice Bernardo
Presidente do NELB
