VI Encontro do Dia Internacional da Mulher|Painel: Religiões, opressão e quebra de paradigmas

No dia 15 de março, o NELB – Núcleo de Estudantes Luso-Brasileiros – realizará o segundo Painel do evento “VI Encontro do dia Internacional da Mulher”, via zoom. Este Painel, dedicado às “Mulheres e Religiões” ocorrerá entre 19h e 21:30h de Lisboa, 16h e 18:30h de Brasília.

Nesta VI edição, este já tradicional evento do NELB foi expandido, e contará com 4 Painéis ao longo do mês de março, sendo que este será o segundo deles, neste evento em homenagem ao mês da Mulher.

Programação do dia 15 de março de 2022:

18:30h (PT)/ 15:30h (BR) – Credenciamento

PAINEL:  RELIGIÕES OPRESSÃO E QUEBRA DE PARADIGMAS

19:00 (PT)/16:00h (BR) –

Conferência 1: Teologia e movimentos feministas

– Oradora: Prof.ª Doutora Carolina Bezerra de Souza (Faculdades EST)

Docente de Novo Testamento e de Teologia Feminista na Faculdades EST. É pesquisadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. Possui pós doutorado em Teologia Bíblica Feminista pela Faculdades EST, doutorado e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Carolina Bezerra de Souza é docente de Novo Testamento e de Teologia Feminista na Faculdades EST. É pesquisadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. Possui pós doutorado em Teologia Bíblica Feminista pela Faculdades EST, doutorado e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Conferência 2: Religião Islâmica, mulheres e o Talibã

– Oradora: Prof.ª Doutora Francirosy Campos Barbosa (USP)

Antropóloga, Livre Docente e Pesquisadora no Dpto Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) início 2020.Pós Doc pela Universidade de Oxford em Teologia Islâmica sob a supervisão do Prof. Tariq Ramadan.Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (2001) e doutorado em Antropologia – Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2007). PRODOC IA/UNICAMP (2008-2010). É coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; autora do livro “Performances Islâmicas em São Paulo: entre arabescos, luas e tâmaras” (Edições Terceira Via, 2017); Hajja, Hajja – a experiência de peregrinar. (Ambigrama 2021). Diretora dos vídeos: Allahu Akbar, Sacrifício, Vozes do Islã e Allah, Oxalá na trilha Malê (2015).

Conferência 3: Religiosidade e Mulheres na Amazônia

– Oradora: Professora Doutora Maria Betânia Barbosa Albuquerque (UEPA)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Pós Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (PT); Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), atuando na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia; Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa: História da Educação na Amazônia (GHEDA). Dentre outros, é autora dos Livros: “Epistemologia e Saberes da Ayahuasca” (EDUEPA, 2012); “Beberagens indígenas e educação não escolar na Amazônia colonial” (EDUEPA, 2011); “Sabenças do Padrinho” (EDUEPA, 2021); “Educação não escolar: religiosidade e modos de fazer de uma curadora” (CRV, 2021), em co-autoria. Interessa-se pelos temas: educação em contextos não escolares; religiosidade educação; Beberagens e educação; Lugares e sujeitos outros de aprendizagens.

Caso tenha problemas em se inscrever no formulário abaixo, acesse: Formulário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s