O governo português decidiu proibir voos comerciais e privados de e para o Brasil, desde as 00h do dia 29/01 (sexta-feira) até as 23h59 do dia 14/02 (domingo).
No segmento desta decisão informamos o seguinte:
- O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou por meio de seu site que o procedimento recomendado para pessoas que tenham voos marcados para os próximos dias é o de entrar em contacto com as companhias aéreas emissoras das passagens.
- Ademais, em caso de necessidade urgente de retorno, o Consulado-Geral sugere que se procurem rotas alternativas ainda abertas por meio de escalas em outros países como a Espanha, a França ou a Suíça. Para tal, devem sempre entrar em contacto com as companhias aéreas e assim procurar resolver a situação de seus voos.
- Por fim, o consulado recomenda que se restrinjam viagens a apenas o essencial, uma vez que novas medidas podem ser adotadas sem aviso prévio, criando o risco de isolamento de pessoas fora do Brasil.
Recomenda-se vivamente a leitura dos documentos em anexo.
O comunicado do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa pode ser consultado aqui e o despacho do governo português pode ser consultado aqui.
ATUALIZAÇÃO
1. O Governo de Espanha, em decisão tomada no dia 02/02/2021 decidiu fechar os seus aeroportos para voos comerciais proveniente do Brasil a partir das 9h (horário de Madri) da quarta-feira, 03/02. A medida tem duração de 14 dias e poderá ser prorrogada.
2. Além de Espanha, Reino Unido, Itália, Alemanha, e Portugal estão com restrições para voos do Brasil.
Lisboa, 28 de janeiro de 2021
André Brito
Presidente do NELB