

O processo seletivo do Mestrado em Direito e Gestão traz duas fases autônomas entre si, bastando o candidato participar de uma delas.
O período para candidaturas ao Mestrado em Direito e Gestão 2022/2023 decorre de 30 de Maio a 19 de Junho de 2022. A seleção dos candidatos será anunciada até 9 de Julho de 2022.
As inscrições são avaliadas e classificadas de acordo com o currículo do candidato e as entrevistas com os Coordenadores.
As seguintes pessoas podem se inscrever para o Mestrado em Direito e Gestão:
- Os titulares de grau de licenciado em Direito, Gestão, Economia ou Finanças;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro em Direito, Gestão, Economia ou Finanças, conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro em Direito, Gestão, Economia ou Finanças que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos Conselhos Científicos da FDUL ou do ISEG;
- A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Mestrado pelos órgãos mencionados na alínea anterior;
- Titulares de outras licenciaturas, para além referidas, a título excecional e em casos devidamente justificados, desde que demonstrem uma adequada preparação científica para a realização deste curso, aferida pelos Coordenadores Científicos;
Tenha em consideração que são admitidas as matrículas no curso sob condição da conclusão da licenciatura até à data prevista para o início das aulas do curso.
Os documentos necessários para os candidatos que não se tenham habilitado anteriormente em Portugal são os seguintes:
- Carta de motivação em inglês (uma página);
- Curriculum vitae;
- Duas cartas de recomendação*;
- Certificado de proficiência em inglês (se o tiver)*;
- Passaporte (ou Cartão de Cidadão, para Cidadãos Portugueses);
- Fotografia tipo passe;
- Certidão de conclusão de licenciatura, com média final de curso e disciplinas discriminadas, ou certificado de aproveitamento, com discriminação das cadeiras aprovadas e das respetivas notas, caso ainda não tenha terminado a licenciatura**;
- Certidão de conclusão do mestrado, com nota final e disciplinas discriminadas (se aplicável);
- Certidão de conclusão de cursos de pós-graduação (se aplicável);
- Ligação à página eletrónica da editora, do jornal, ou da revista onde foram publicados os livros ou os artigos científicos da autoria do candidato (se aplicável), podendo esta informação ser inserida no curriculum vitae.
*O não envio da documentação ou informação referidas supra nos números 3) e 4) determina a desconsideração destes elementos no processo de seriação dos candidatos.
**As cópias dos documentos referidos no número 7) deverão estar devidamente autenticadas. Sendo emitidos no estrangeiro, devem ser legalizados pelo Consulado Português do país onde foi realizado o curso ou apostilado nos termos da Convenção de Haia.
As candidaturas devem ser apresentadas mediante preenchimento de formulário no Portal Fénix (clique aqui) – caso não tenha conta no Fénix, você pode criar uma através do link (clique aqui).
Para saber como fazer sua inscrição, assista a esse vídeo:
Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar a Divisão Académica da FDUL através do endereço de email candidaturaspg@fd.ulisboa.pt, ou através do serviço de atendimento on-line via chat Facebook (dias úteis das 10:00 às 13:00).