Desde os últimos 5 anos o Núcleo de Estudos Luso-Brasileiros (NELB) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) tem colaborado de forma mútua e consistente em atividades de cunho científico para a produção de conhecimento na área jurídico-penal.
No dia 22 de abril, em Curitiba, foi assinado um protocolo de cooperação, pela Mestre Mileny Silva, em representação ao NELB, que marca o início de mais 5 anos de comprometimento destas entidades em promover o intercâmbio acadêmico entre criminalistas e estudiosos das ciências jurídico-criminais de Brasil e Portugal.
A Abracrim foi representada pelo Dr. Sheyner Yasnek Asfora, Presidente da Abracrim e pela Mestre Thaíse Mattar Assad, Diretora Adjunta de assuntos institucionais da Abracrim.
Na cerimônia, Thaíse Mattar Assad declarou que: “A parceria representa a possibilidade de ampliar o debate acadêmico em nossa entidade e de proporcionar trocas de experiências profissionais internacionais aos nossos associados. Estou muito feliz e entusiasmada com essa importante parceria”.
A Mestre Mileny Silva pontua que: “O protocolo firmado fortalece ainda mais os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, refletindo um compromisso mútuo com o avanço do conhecimento jurídico. O Direito Penal, em especial, tem muito a ganhar com essa parceria, à medida que promove o intercâmbio de experiências, doutrinas e práticas entre os dois países.
A proposta é ampliar o acesso a cursos luso-brasileiros, fomentando a integração acadêmica e profissional, ao mesmo tempo em que se explora, com profundidade, os desafios comuns e particulares enfrentados pelo Direito Penal em cada sistema jurídico. Com isso, buscamos construir pontes sólidas entre as instituições, contribuindo para o desenvolvimento crítico e colaborativo da justiça penal.”
NELB e ABRACRIM pretendem nos próximos anos realizar diversos eventos científicos e ofertar cursos na área jurídico-criminal, ministrados por grandes referências da área.
A cooperação também tem como objetivo renovar e estimular a troca de vivências profissionais entre juristas do Brasil e de Portugal, promovendo um diálogo internacional de alto padrão.
Confira abaixo o Protocolo de Cooperação:
NELB Gestão 2024/25
Firme, forte, presente e sustentável!
